Quanto à nomenclatura, o “HABEAS LIBER” é um derivativo da expressão latina Habeas Librum (tome o livro) e quer expressar a ideia de livro livre, liberdade na circulação do livro. Como Projeto o “Habeas Liber” está voltado para circulação livre de livros, em especial jurídicos, no âmbito da Faculdade de Direito-UnB.
O Projeto procura propiciar aos estudantes o acesso a livros e à prática da leitura através da doação, criando-se um espaço coletivo de troca de livros e um local para leitura e estudo além da sala de aula e da biblioteca. O projeto se inspira, com as adaptações feitas, ao conceito de BookCrossing, que consiste na prática de deixar um livro em local público para que outros possam lê-lo e, depois, voltem a libertá-lo.

Entre os objetivos do Projeto despontam: propiciar ao Estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília trocar, adquirir, ler e doar livros; abrir o espaço universitário para a leitura e fomentar eventos em volta do livro; incentivar a doação de livros por profissionais do direito etc. e doar livros arrecadados em excesso outras instituições como Escolas, Creches e Presídios.