Obrigado, Colaboradores!

O Projeto extensionista Habeas Liber, da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), recebeu no segundo semestre de 2018 mais de mil livros de diversos doadores entre pessoas físicas e instituições, o que possibilitou o desenvolvimento dessa atividade extensionista voltada para o intercâmbio entre a Cultura e o Direito. Entre os inúmeros colaboradores que deixaram seus livros usados na própria estante do Projeto na Faculdade (FD/UnB) ressalta-se a participação de destaque de colaboradores que deram individualmente e de uma só vez às vezes um, às vezes dez, às vezes cem, às vezes trezentos livros, a quem o Projeto somente tem demasiadamente a agradecer.

Obrigado à Analista Assessora Jurídica do Gabinete da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, Cíntia Barreto Nunes, que, no mês de julho/18, doou cento e vinte livros jurídicos, entre eles um dicionário Jurídico Plácido e Silva e outras obras de relevo.

Dra. Cíntina e Dra. Yone

Em agosto/18 o Desembargador Marcos Augusto de Sousa, do Tribunal Regional Federal, que doou mais 100 livros de direito de sua biblioteca pessoal, completou a doação com outros 60 livros de literatura/história/biografia/variedades, como a coleção Os Grandes Líderes, em 17 volumes, e alguns livros didáticos, como o Curso de Italiano, em 18 volumes, entre outros.

No mês de setembro/18 se destaca a participação como doadora de cento e oitenta livros da Coordenadora de Execução Penal da 10ª Vara Federal – DF, Yone da Silva Leite, que nos passou livros sobretudo sobre penas alternativas e matéria de processo penal.

Em outubro, a Biblioteca do Supremo Tribunal Federal enviou para o nosso Projeto aproximadamente trezentas obras, principalmente Revistas de Direito antigas e novas e diversos Manuais Jurídicos.

Em novembro/2018 o Habeas Liber contou com mais uma relevante doação. Desta vez, teve a honra de receber diversos livros jurídicos do escritório Del Barco Advogados e de seus integrantes Barco Azevedo e Elvis Del Barco Camargo, que nos agraciaram com livros pessoais. Dentre as 228 obras destinadas ao projeto, destacam-se alguns livros clássicos como os de Hely Lopes Meirelles, Moacir Amaral Santos e Rubens Requião, bem como obras de literatura jurídica, que agora enriquecem a estante destinada aos usuários do espaço HL. O Projeto agradece à advogada Joelma Soares, que realizou o contato entre o Projeto e o escritório em que trabalha, realizando a frutífera doação.

Em Dezembro de 2018 o estudante da Faculdade de direito da UnB Wesley Batista de Oliveira deu sua primorosa contribuição pessoal ao doar noventa e nove livros ao Projeto, dentre diversas obras de Direito como livros de Pós-Graduação em Direito e sobre temas atuais como Organização Criminosa, e em especial “A genética na Prova Penal” (de Roberto José Medeiros) e “DNA” (de Maria Christina de Almeida). Foi a primeira vez que um Estudante da Faculdade de Direito da UnB se compromete como doador de forma tão significativa com o Projeto Habeas Liber, com o que se espera que essa iniciativa possa se repetir em outras oportunidades por outros acadêmicos que tenham livros excedentes em casa e que possam ensejar a circulação do conhecimento jurídico e ajudar usuários que precisam de doutrina e de literatura jurídica para que possam se fortalecer nos estudos durante o Curso do Direito.

Wesley (estudante da Faculdade de Direito/UnB

Para melhorar a alegria, em seguida, ainda em Dezembro/2018, a ex-estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília e hoje advogada em São Paulo, Ana Glória Moreira de Souza, também fez destacada doação ao Projeto ao ceder gratuitamente setenta livros jurídicos e filosóficos seus. Entre os livros de Direito doados pela Dra. Ana Glória destacam-se livros de Direito de Introdução e Civil; entre as obras de filosofia e outras áreas fomos agraciados com obras de Cícero, Sócrates, Platão, Nietzsche, Russel, Aristóteles e muitos mais.

Advogada Ana Glória (formada na FD/UnB)

Espera-se que agora em 2019 esses exemplos filantrópicos possam germinar na Faculdade de Direito e na própria UnB, ocasião em que os membros do Projeto estarão abertos a recebê-los e agradecê-los:

OBRIGADO, Doadores!